o que é Livro das Sombras, Grimório e Diarios Mágicos

O QUE É O LIVRO DAS SOMBRAS?

 

O Livro das Sombras é um instrumento mágico cuja principal função é transmitir e perpetuar os preceitos de uma tradição dentro da Bruxaria moderna. Sua importância é vital para estabelecimento da Bruxaria como um todo, sem ele muita coisa se perderia na transmissão oral. Atualmente sua função se ampliou e essa versatilidade é possível graças a pluralidade de tradições e estilos presentes na Wicca. 

 

Vamos a definição! O Livro das Sombras é um livro, geralmente manuscrito, que contêm textos litúrgicos e instruções mágicas dentro dos dogmas, princípios e crenças da tradição wiccana que a bruxa é iniciada. Sem o Livro das Sombras não seria possível criar coesão entre as bruxas de uma mesma tradição. Sequer existiria tradições.

 
 

 

O LIVRO DAS SOMBRAS DO TIPO GRIMÓRIO

 

     Os Grimórios, eram coleções editadas artesanalmente no período medieval europeu. Os tradicionais continham feitiços e rituais atribuídos a fontes antigas como a hebraica e a egípcia.  A palavra Grimório vem do francês 'grimare', verbete que originou também a palavra Gramática. Os livros contendo feitiços ganharam este nome inspirados nos enormes e pesados Compêndios gramaticais preservados nas Universidades europeias. Os Livros das Sombras estilo Grimórios, funcionam tal como as obras mística que os inspiraram. São Dicionários, Manuais ou Livro de Receitas. O conteúdo básico é relacionado com a prática mágica por isso está repleto de encantamentos, rituais simples, feitiços, informações sobre cores, ervas, cristais e planetas, instruções sobre amuletos e talismãs, confecção de objetos mágicos, métodos de adivinhação. Nada escapa! Vai desde instruções de como costurar uma indumentária, até a receita do bolo para algum sabá. Seus capítulos são divididos por temas e confeccionar um destes leva vários meses.
 

 

O LIVRO DAS SOMBRAS DO TIPO DIÁRIO

 

Livros das Sombras do tipo Diário; não apenas contêm os rituais, encantamentos e receituários indispensáveis para as práticas religiosas e mágicas de uma bruxa como também agrupa as pesquisas, desabafos, desenvolvimento emocional e espiritual dela. Este tipo de Livro das Sombras não possuem uma ordem fixa quanto ao conteúdo, e sim uma organização segundo a lógica de sua dona. Os conteúdos do Livro das Sombras tipo Diário são focados e pontuais. Além dos rituais, mitos, preceitos e instruções clássicas da liturgia wiccana ele possui outros objetivos, tais como: 

  • anotar consultas e resultados de previsões dos oráculos; 
  • registrar sonhos;
  • registrar alguns tratamentos holísticos alternativos e seus efeitos;
  • acompanhar o estado emocional  relacionando ao ciclo menstrual e as fases lunares;
  • escrever as visões e sensações após meditações;
  •  anotar exercícios e práticas mágicas
  • relatar o resultado de rituais e feitiços;
  • desabafar;
  •  refletir quanto as dúvidas e temores pessoais;
  • registrar um período de treinamento mágico (dedicação, iniciação ou troca de tradição). 

Ele também possui poesias, ilustrações, letra de canções, contos e toda sorte de livre expressão artística da bruxa.

 

O LIVRO DAS SOMBRAS TRADICIONAL

 

       Ele reúne todas as informações necessárias para a prática ritualística de uma determinada tradição wiccana.   Tradicionalmente na Inglaterra e na Itália, durante o período de proibição da bruxaria, os livros eram queimados pelos familiares após a morte da bruxa, por segurança e reputação. Por isso, estudiosos confirmam que o primeiro Livro mágico de bruxa moderno tem  como autor Gerald Garnder e que não existe um único volume genuíno e universal anterior, além de relatos pouco confiáveis quanto a suposta existência (os registros dos casos de tortura do período da Inquisição, por exemplo) ou lendas folclóricas contadas as crianças antes de dormir para assustá-las ou encantá-las. O certo é que cada conjunto de instruções e informações são organizados e adaptados segundo cada tradição: da mais clássica até as mais contemporâneas. 

Este tipo de Livro geralmente armazena o copilado de textos tradicionais específicos de cada tradição que a bruxa, após sua iniciação, toma contato. Os rituais menores, meditações, invocações, orações, receitas de feitiços amuletos e métodos de tiragem oracular são incluídos, após serem testados e anotados no Livro Espelho, nas partes finais. As bruxas solitárias criam seus próprios Livros das Sombras, após um período de estudos e pesquisas, tomando como modelo os publicados. Eles ficam sob o altar durante as celebrações dos sabás e esbás para servir de lembrete caso algo seja esquecido. 

 

Não raro, as bruxas passam a ter pelo menos um exemplar de cada tipo em suas estantes, armários ou baús e sequer os chamam sempre pelo mesmo nome. Então, você pode chamar e utilizar como bem te agrada seu Livro mágico wiccano, inclusive tendo mais de um. Eles podem ser manuscritos ou digitalizados. Decorados por você mesma ou adquiridos em lojas especializadas. Podem ser simples cadernos, para que não chamem tanto a atenção, ou fabulosas encadernações temáticas artesanais feitas sob medida. O que de fato importa é  o seu conteúdo. Lembre-se ele não passa de um instrumento mágico e, como tal, não deve nem ser subestimado em sua utilidade e muito menos superestimado em suas informações.

Fonte consultada: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13197/13197_3.PDF. Acesso: 17/08/2016

 

O QUE É O LIVRO ESPELHO?

  

 


  Vamos a definição. Segundo Scott Cunningham:

 

'Este livro é um espelho da sua vida espiritual. Assim sendo, é valiosíssimo quando quiser consultar seu progresso na Wicca. Pode ter qualquer formato, desde um caderno espiralado até um diário com cadeado. Nele registre diariamente seus pensamentos, sentimentos sobre a wicca, resultados de leituras, sucessos e fracassos em magia, dúvidas e temores, sonhos e significados - até mesmo assuntos mundanos. Este livro deve ser lido e escrito somente por você.'

       

     Ou seja, ele é um caderno em que você escreve diariamente todo e qualquer assunto relacionado a sua espiritualidade. Quando uma pessoa quer ser bruxa a primeira orientação que sua iniciadora provavelmente dará é escrever suas dúvidas, descobertas e resultados em um caderno, ou seja, começar um Livro Espelho. Quando uma bruxa todo dia registra o que sonha, pensa e sente ela está construindo um Livro Espelho. Quando uma sacerdotisa anota com minúcia suas visões, pensamentos negativos, aspectos sombrios e os compara com as fases lunares e o mapa astrológico ou numerológico, ela o faz no seu Livro espelho. Ele tanto pode ser um caderno a parte, como ser um capítulo do Livro das Sombras, isso dependerá da tradição wiccana que se segue. Cada bruxa e bruxo pode organizar e escrever o seu como quiser, desde que respeite a sua natureza de registro complementar do Livro das Sombras.

           No Livro espelho não tem os rituais sabáticos e esbáticos, nem procedimentos de consagração ou purificação. No Livro espelho não tem invocações, receitas culinárias ou exercícios de práticas psíquicas. No Livro espelho não há orações, lista de aromas para incensos ou tabelas de correspondências planetárias. Nele terá os resultados da ação de tudo isso!

Outra coisa importante é que a função de um diário foca no desenvolvimento tanto dos aspectos sentimentais quanto dos aspectos racionais de um período de registro que pode ser de meses, anos ou dias. Enquanto o Livro das Sombras é atemporal. Além disso os principais objetivos do Livro espelho são:

 

  •  Analisar a eficiência dos procedimentos mágicos;
  • Reforçar o auto compromisso de honrar os Deuses;
  • Disciplinar a vontade se auto motivando;
  • Domesticar a vaidade;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Mergulhar com segurança no universo interior.

 

Pelo Livro Espelho é possível perceber o quanto se progrediu dentro de objetivos que toda bruxa solitária tem

Você não precisa de muita coisa para começar o seu, e, nem de muitas regras. Apenas utilize um caderno, uma caneta e alguns minutos diários.

 

 

 

O LIVRO DAS SOMBRAS X O LIVRO ESPELHO

 

Todo mundo já ouviu falar sobre o livro em que as bruxas registram seus feitiços e rituais, o famoso Livro das Sombras. Mas o que muita gente não sabe é que ele não é o único instrumento de escrita de uma bruxa solitária. Há um manuscrito bem importante também que alguns o confunde com o primeiro ou simplesmente esquece que existe. Poucos sites falam sobre isso. Qual este instrumento mágico? Falo do Livro Espelho. Para que você entenda melhor sua função, enumerarei pelo menos cinco diferenças entre ambos.Vamos lá!

 

1- Em um Livro das Sombras é registrado as informações na terceira pessoa, pois ele parece um manual. Já no Livro Espelho as informações são escritas em uma linguagem informal, ou seja geralmente na primeira pessoa.

 

2- O Livro das Sombras armazena um complexo conjunto de informações de uma tradição. O Livro espelho contêm desabafos, sonhos, consultas, resultados, expectativas, dúvidas, medos e alegrias livremente escritos e desenhados segundo o humor e desejo da bruxa naquele momento.

 

3- O Livro das Sombras é confeccionado após a iniciação O primeiro Livro Espelho é redigido antes da iniciação para registrar o período de desenvolvimento e pesquisa. Porém a bruxa solitária sempre buscar ter um Livro Espelho mesmo já iniciada ou sacerdotisa, para sempre acompanhar seu desenvolvimento na Arte.

 

4- Existem três tipos diferentes de Livro das Sombras quanto a função: Grimório, Diário e Classico. O Livro Espelho é um diário, sendo assim ele é de apenas um tipo. 

 

5- O Livro das Sombras geralmente é mantidos no altar ou em caixas especiais e são consultados várias e várias vezes ao longo do Ano Sabático. Um Livro espelho acompanha a bruxa pra onde ela vai. Quando acaba as folhas, e ela começa um novo, ele fica guardadinho em uma estante ou baú para que ela possa ler como recordação ou investigação de seu processo espiritual algum dia.

 

O QUE ESCREVER NO LIVRO DAS SOMBRAS?

 

 

O verdadeiro papel de um Livro das sombras é ser um objeto mágico. Nem mais, nem menos que isso. Por isso deve ser entendido apenas como um auxiliar da praticante de wicca e jamais deve ser subestimado quanto a sua importância e muito menos superestimado quanto a função. Então que conteúdo seria o mais adequado para um clássico Livro das Sombras para que desempenhe o seu papel de instrumento mágico com eficácia?

Sugestão:

FOLHA DE ROSTO: Com o título do Livro, o nome mágico da bruxa e o símbolo pessoal ou o símbolo da tradição que a bruxa segue.

 

I PARTE: Informações gerais litúrgicas

  • Texto introdutório das crenças da tradição (em prosa ou verso);
  •  Leis e códigos de condutas morais;
  • Organização social da tradição (estudante, iniciados, etc);
  • Mitos e panteão da tradição;
  • Descrição do Deus e da Deusa;
  • Uma ou duas invocações de benção (uma para a Deusa e outra para o Deus);
  • Instrumentos mágicos;
  • Diagrama do altar;

II PARTE: Os rituais

  • Consagração de instrumentos mágicos;
  • Abertura e encerramento do Círculo mágico;
  • Esbas;
  • Sabás;
  • Consagração do Banquete Simples;
  • Iniciação e/ou Dedicação;
  • Cantos e invocações;
  • Rituais de passagem como casamento, separação, nascimento e morte;

III PARTE: Práticas mágicas

  • Herbalismo;
  • Orações e práticas diárias;
  • Receitas culinárias para o Banquete Simples;
  • Escrita Mágica (alfabeto adotado e a maneira de escrevê-lo);
  • Símbolos e sigilos (a serem usados nos instrumentos e feitiços);
  • Feitiços;
  • Magia com velas, cristais, etc;
  • Tabelas e regências;
  • Métodos de adivinhação;
  • Métodos de cura (cristaloterapia, hidroterapia, etc);

IV PARTE: Treinamento e exercícios 

  • Explicação da função de cada instrumento mágico;
  • Meditações;
  • Exercícios de visualização, projeção, concentração e transe;
  • Planos de estudos;
  • Conselhos para a nova bruxa;

 

V PARTE: Registro do desenvolvimento da bruxa

  • Instruções para elaborar o Livro Espelho;
  • Mapa natal (astrologia, quiromancia ou numerologia);
  • Registro das consultas anuais (tarô, runas, etc)
  • Calendário do Ciclo menstrual (atualizado a cada ovulação);
  • Instruções para elaborar o Livro dos Sonhos;

 

O DIÁRIO ORACULAR

 

Runas,Tarô, Cartas, Ogham, Pêndulo, búzios,...e a lista é interminável! Todas estas formas de comunicação com os Deuses  possuem suas simbologias e precisam de um tempo de estudo. Para que o seu tempo de estudo seja deveras eficiente nada melhor do que contar com a ajudinha de um caderno de apontamentos ou, usando um nome mais ostentoso, o Diário Oracular. 

 

O Diário Oracular é nada mais nada menos do que um caderno dedicado ao registro de todas as consultas, informações, pesquisas e exercícios práticos relacionados ao oráculo que se deseja adotar dentro da bruxaria. O que você deve anotar nele durante seu período de estudo?

  • Apontamentos de uma palestra ou curso que você participou;
  • Textos interessantes pesquisado na internet (cite autor e fonte);
  • Exercícios, alimentos  ou feitiços que ampliem sua vidência e memorização;
  •  Dúvidas e descobertas durante as leituras do oráculo;
  • Fichamento de livros sobre o tema;
  • Previsões e resultado alcançados;

Além dessa sugestões, você também pode anotar a tiragem em rituais especiais para depois analisar. Tradicionalmente o Sabá de Imbolc é o mais utilizado para se fazer consultas de previsões anuais. Após a celebração e antes do Banquete Simples (ou Pães e vinhos) você pode fazer  sua consulta no Cìrculo Mágico e contar com seu Diário Oracular para anotar tudo, deixando a interpretação para depois do ritual. Comparar uma previsão de Imbolc a Imbolc é uma ótima maneira de acompanhar como foi a sua Roda do Ano.
 

Ele também é muito útil para quem já tem experiência em algum oráculo porque é interessante manter registro de todas as consultas. Isso ajuda no aprimoramento das interpretações. Você pode fazer o registro destas consultas da seguinte forma:

  •  Inicie, no cabeçalho, com a data da consulta;
  • Inclua a data de nascimento e nome completo do consulente;
  • Anote a pergunta realizada;
  • Descreva sucintamente o método de tiragem por ti escolhido e os signos que saíram (Fedha, Runa, Arcano, Cartas..etc);
  • Por fim, resuma sua análise do resultado após a consulta;

Você pode fazer estes registros tanto de consultas para você mesma, quanto para outras pessoas.

 

Sobre a loja

Loja virtual com encadernação artesanal artistica com várias peças como Grimórios, book of shadows, livro das sombras, diário mágico e peças em cartonagem a venda, todas voltadas para o público místico, wicca, bruxas e magos.

Pague com
  • MercadoPago
  • PayPal
  • PagSeguro
  • Bcash
Selos
  • Site Seguro

Luciana Ferreira de Moraes - CPF: 149.447.438-74 © Todos os direitos reservados. 2017


Loja avaliada pela Central de Lojas Online